Manual de Acolhimento
Bem-vindo à equipa. O teu contributo será fundamental para o sucesso de todos nós.
Bem-vindo à SGL
É com prazer que te damos as boas-vindas à SGL.
A SGL – Corporate Facility Services, S.A. é uma empresa do Grupo Multipessoal especializada na prestação de serviços de Limpeza e Higiene, com uma oferta multiserviços, a operar desde 1993, com dimensão ao nível das principais empresas do setor. Tem consolidado a sua posição no mercado através da sua competência técnica e do profissionalismo das suas equipas, respeitando uma conduta baseada na ética profissional e no rigoroso cumprimento das suas obrigações contratuais.
A sua relação com o cliente tem como suporte a correta identificação das suas necessidades, bem como a adequação dos serviços às suas diferentes especificidades. A implementação do serviço é baseada numa relação de cooperação com o cliente, com acompanhamento permanente e contínuo, através de uma metodologia de gestão baseada na qualidade, na proteção dos trabalhadores e no respeito pelo ambiente, de acordo com as normas NP EN ISO 9001, NP ISO 45001 e NP EN ISO 14001, resultando numa melhoria contínua dos processos de trabalho.
Face às constantes mutações decorrentes da globalização, a SGL assume-se como uma organização que articula as vertentes económica, social e ambiental, associada sempre à qualidade, garantindo assim a sua sustentabilidade e da envolvente.
Política de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho
As empresas do grupo Multipessoal atuam no mercado de Recursos Humanos e Facility Services. Por opção as empresas Multipessoal Recursos Humanos, SGPS, S.A, Multipessoal Serviços, S.A., Multipessoal Empresa de Trabalho temporário, S.A. e Multipessoal Upgradem, S.A. têm implementados Sistemas de Gestão de Qualidade de acordo com a Norma ISO 9001. A SGL Corporate Facility Services, S.A. tem implementado um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde de acordo com as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Independentemente dos sistemas implementados nas empresas, o Conselho de Administração definiu que a Política das empresas do grupo Multipessoal deverá assentar nos seguintes pilares.
Princípios Éticos, Missão, Visão e Valores que assumimos que serão a sustentação do nosso sucesso.
É assumido pelo Conselho de Administração, como órgão de topo da estrutura organizacional das empresas do grupo Multipessoal, o compromisso de consultar e providenciar um processo de participação dos colaboradores assegurando a sua comunicação pelos diferentes níveis das empresas do grupo Multipessoal e partes interessadas relevantes.
As empresas do grupo Multipessoal disponibilizam os recursos necessários para que os objetivos sejam cumpridos, garantindo a monitorização do desempenho dos Sistemas de Gestão, através dos objetivos, dos indicadores de gestão definidos para os processos e da gestão do risco inerente à atividade.
Princípios Éticos
Orientar a nossa atividade para a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes, garantindo a prestação de um serviço de excelência, numa orientação permanente à Satisfação do Cliente, à proteção do Ambiente e à prevenção de lesões, ferimentos e danos para a saúde dos nossos colaboradores e outras partes interessadas afetadas pela atividade das empresas do grupo Multipessoal. Para o efeito, fundamenta constantemente a sua prática na qualidade dos serviços prestados, na prevenção da poluição e na gestão do risco inerente à atividade.
Fomentar e incentivar uma conduta baseada na ética profissional e na integridade do cumprimento de todos os requisitos dos clientes e demais partes interessadas, legais e outros, nomeadamente, no que se refere aos requisitos normativos, assegurando a satisfação dos Clientes e a rendibilidade dos Acionistas.
Melhorar continuamente a eficácia e o desempenho dos nossos Sistemas de Gestão, bem como os nossos Processos de Trabalho.
Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de acidentes de trabalho e afeções para a saúde relacionadas com o trabalho e eliminar perigos e reduzir os riscos para a SST.
Potenciar a satisfação dos colaboradores através de políticas motivadoras adequadas à qualidade do trabalho desenvolvido.
Promover e fomentar o treino e desenvolvimento técnico e pessoal dos nossos colaboradores e de todos os que trabalham em nosso nome, visando a melhoria permanente das suas competências.
- 2024/05/08
- 2024/05/08
- 2024/02/28
O Código de Conduta é a expressão do nosso compromisso empresarial em manter os mais elevados padrões éticos de desempenho, de garantia de qualidade dos nossos serviços e de garantia do cumprimento rigoroso de todos os requisitos legais e de respeito pelas pessoas.
Ao cumprirmos o nosso Código de Conduta, defendemos a nossa missão e os nossos valores.
- 2024/02/28
A segurança e saúde de todos os que concorrem para o desenvolvimento das atividades da SGL, colaboradores e prestadores de serviços, contratados ou subcontratados, é um valor fundamental e uma prioridade para o nosso sucesso.
- 2024/02/28
A Declaração de Privacidade é a expressão do nosso compromisso em proteger os seus dados com os mais altos padrões éticos, garantindo conformidade legal e respeito pela privacidade das pessoas. Ao aderir à nossa Declaração de Privacidade, reafirmamos a nossa missão e valores fundamentais
- 2020/06/08
As boas práticas de ética empresarial e os códigos de conduta que as estabelecem são instrumentos fundamentais na transmissão de uma imagem credível e diferenciadora, que valoriza significativamente a atividade desenvolvida pelas Organizações que os utilizam.
- 2021/06/28
As alterações dos Períodos Normais de Trabalho (PNT), de tempo parcial ou tempo completo no estabelecimento, constituem um dever de informação da entidade empregadora. Caso pretendas solicitar esta alteração deverás seguir este procedimento.
Os direitos do trabalhador
Ser respeitado e tratado com civismo e integridade;
Possuir um contrato de trabalho respeitando todos as condições previstas na Lei;
Receber a retribuição na data acordada;
Ter acesso ao seu recibo de vencimento mensalmente;
Efetuar os descontos legalmente previstos (SS e IRS);
Estar coberto por um seguro de acidentes de trabalho;
Ser informado sobre os procedimentos de trabalho em vigor na SGL;
Condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho;
Receber a Declaração de Desemprego e Certificado de Trabalho aquando do termo do contrato de trabalho.
Os deveres do Trabalhador
Comparecer na data e local indicado para a realização do exame médico;
Comunicar as alterações que possam ocorrer relativamente à morada, situação fiscal e identificação da conta bancária;
Comparecer ao serviço com assiduidade e pontualidade;
Utilizar o cartão de identificação sempre que lhe seja fornecido pelo Supervisor.
Garantir o correto preenchimento do “registo de horas” e sua entrega nos prazos acordados;
Comunicar, no prazo máximo de 5 dias, à SGL qualquer ausência/falta e enviar a respetiva justificação;
Realizar o trabalho com zelo e diligência, cumprindo de forma cooperante as ordens e instruções respeitantes à execução do trabalho;
Cumprir as prescrições legais de segurança e saúde no trabalho, bem como as instruções que para esse fim que lhe forem transmitidas;
Garantir a correta utilização e preservação dos equipamentos e materiais fornecidos pela SGL;
Garantir a confidencialidade de toda a informação a que tenha acesso no desempenho das suas funções;
Comunicar à SGL, por escrito, a rescisão do contrato de trabalho;
Respeitar e tratar os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, bem como pessoas que se relacione no âmbito das suas funções com urbanidade e probidade;
Participar de modo diligente em ações de formação que lhe sejam proporcionadas pela SGL.
A nossa missão define a forma como trabalhamos
A nossa visão define o nosso objetivo
Os nossos Valores definem os nossos comportamentos
Primeiro as Pessoas
A nossa prioridade é o valor de cada pessoa. Conhecemos a importância de todos e preocupamo-nos com o bem-estar de cada um. Sabemos que somos relevantes mas não somos iguais, por isso, procuramos sempre a solução que torna cada relação única.
Somos Suporte
Estamos prontos quando somos precisos. Sabemos a importância da dedicação e do compromisso, reconhecemos o mérito, e temos conhecimento fundamentado na experiência. Estamos interligados e dependemos uns dos outros, só assim garantimos o sucesso de todos.
Focados na Inovação
Trabalhamos para responder às necessidades do futuro. Incentivados pela vontade de crescer somos curiosos em tudo o que fazemos. Pensamos no amanhã. Aquele de que faremos parte, e no qual todas as gerações podem prosperar.
Informações úteis
Todos os trabalhadores da SGL estão abrangidos por um seguro de acidentes de trabalho.
Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A. – Apólice Nº AT63874846.
Acidente de Trabalho é um incidente que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão, afeção da saúde de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou morte.
São ainda considerados acidentes de trabalho os que ocorram:
- Fora do local ou do tempo de trabalho desde que esteja a executar serviços determinados pela Entidade Empregadora;
- Na ida para o local de trabalho ou no trajeto para casa.
Em caso de acidente de trabalho deverá:
Contactar 217 948 763 – chamada para a rede fixa nacional.
Ao ligar para este número, será atendido por especialistas da saúde da Fidelidade que o irão encaminhar para a Unidade de Saúde mais próxima e que disponha da especialidade adequada ao acidente ocorrido.
Consulta a legislação com os Direitos e Deveres em caso de Acidente de Trabalho.
Caso seja necessária assistência urgente, deve dirigir-se ou ser transportado diretamente ao hospital público mais próximo.
A empresa dispõe de um Serviço de Saúde Ocupacional com pessoal qualificado com o objectivo de salvaguardar a saúde dos trabalhadores.
A realização de exames de medicina de trabalho é obrigatória por lei, pelo que a SGL garante os exames médicos necessários para o desempenho das funções aos seus Colaboradores:
- Exame médico de admissão, para verificar se o Colaborador está apto a exercer as funções, sem colocar em risco a sua saúde.
- Exame médico periódico, para a re-avaliação periódica da aptidão para o trabalho, realizada de dois em dois anos ou anualmente, para os Colaboradores com idade superior a e 50 anos ou que desempenhem funções em horário maioritariamente noturno.
- Exame médico ocasional, sempre que haja alterações substanciais nos componentes materiais de trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.
A realização dos exames médicos é obrigatória por lei, tendo o trabalhador a responsabilidade de comparecer na data e local indicado para o efeito. O não cumprimento desta obrigação será considerado falta culposa de observância de regras de segurança e saúde no trabalho, por parte do trabalhador. A falta de comparência injustificada a exame médico conferirá à SGL o direito de exigir ao trabalhador os acréscimos de custos que tenha de suportar na sequência de faltas injustificadas aos exames médicos.
Todos os Colaboradores têm direito a Equipamentos de Proteção Individual, que lhes são fornecidos no início de funções, de acordo com a avaliação de riscos do posto de trabalho. Caso necessite da substituição de EPI’s, o Colaborador deve comunica-lo de imediato ao Supervisor.
É obrigação do Colaborador:
- Utilizar a farda SGL que lhe foi fornecida, durante o horário de trabalho, mantendo-a limpa.
- Utilizar correctamente os EPI’s que lhe foram fornecidos durante a execução do serviço de limpeza, cumprimento as regras de utilização e manutenção dos mesmos.
- Utilizar calçado fechado e rígido, que proteja de choques ou pancadas com objetos.
- Conservar e manter em bom estado o equipamento que lhe for distribuído;
A SGL cuida também do ambiente e por isso, no desempenho das suas funções, é fundamental que o Colaborador cumpra as regras de poupança de recursos e separação dos resíduos.
Separação de Resíduos
O Colaborador deve efetuar a separação dos resíduos utilizados no serviço de limpeza de acordo com as regras:
Papel e Cartão
- Caixas de cartão onde vêm os produtos de limpeza
- Caixas de cartão onde vêm os discos das máquinas
Embalagens
- Embalagens de plástico dos produtos de limpeza vazias
- Embalagens de plástico que envolvem os sacos do lixo, as esfregonas, etc.
- Filme de plástico
- Embalagens de metal dos produtos de limpeza vazias
Indiferenciados
- Material de limpeza não contaminado:
- Panos de limpeza velhos
- Esfregonas, mopas, franjas, peluches velhos
- Discos das máquinas velhos
- Esfregões velhos
- Balde e escorredor velhos
- Restante material velho
Materias Perigosas
- Material de limpeza contaminado:
- Panos de limpeza velhos contaminados com óleos, tintas, vernizes
- Esfregonas velhas contaminados com óleos, tintas, vernizes
- Restante material velho contaminado com óleos, tintas, vernizes
Um contrato de trabalho acarreta a obrigação de pontualidade e assiduidade, sendo estes importantes fatores de avaliação do desempenho individual do trabalhador.
São consideradas faltas injustificadas todas aquelas que não se encontram previstas na lei, ou aquelas que, embora estejam previstas, não são comunicadas à SGL com a devida antecedência, ou sobre as quais não tenha sido feita a prova da sua justificação.
Para além das faltas determinarem perda de remuneração, quando repetidas, constituem infração grave, podendo constituir justa causa de despedimento.
O trabalhador é responsável pelo aviso antecipado das faltas previstas e pela entrega do comprovativo escrito da sua falta ao Supervisor.
Após o período experimental, a intenção de rescindir o contrato de trabalho deve ser comunicada à SGL. O não cumprimento dos pré avisos legais reserva à SGL o direito de debitar aos créditos laborais do trabalhador o valor respeitante ao aviso prévio em falta (artigo 401º do Código de Trabalho).
O pagamento da retribuição mensal será efetuado através de transferência bancária. É da responsabilidade do trabalhador entregar à SGL um comprovativo do Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) para a realização da transferência bancária.
As faltas registadas na folha de ponto serão descontadas apenas no mês seguinte.
Os pagamentos de extras são contabilizados até ao dia 15 de cada mês, sendo o restante processado no recibo mês seguinte.
Para atualizares os teus dados fiscais e bancários basta que acedas à área de colaborador e que no menu “Os meus dados” consultes o separador “Dados Fiscais”. Para preencheres os dados de informação contratual seleciona o botão “Editar Informações” e de seguida completa os dados fiscais e bancários. Após preencheres os dados deves selecionar o botão “Guardar”.
Somos Suporte. A nossa prioridade é o valor de cada pessoa e preocupamo-nos com o bem estar de cada um. Desta forma, sempre que sentir que podemos melhorar a nossa relação deve dirigir-se ao seu Supervisor (pessoal ou telefonicamente), ou comunicar a sua insatisfação neste link ou para o seguinte email: [email protected].
O nosso Departamento de Qualidade assumirá a responsabilidade do tratamento e resolução da sua reclamação, com o objetivo de garantir a sua satisfação.
Recibos de vencimento: Para consultares os recibos de vencimento basta acederes à área de colaborador e no menu “O meu contrato”, separador “Recibos de Vencimento”, seleciona o ano correspondente ao qual pretendes ver o recibo e clica “Filtrar”. Será mostrada uma lista com todos os recibos disponíveis referentes ao ano selecionado.
Podes ativar a subscrição do envio do teu recibo de vencimento para o teu e-mail acedendo ao menu “Os meus dados”, separador “Dados Fiscais” e ativar a opção “Quero receber os meus recibos por Email”. A partir desse momento o teu próximo recibo de vencimento já será enviado por e-mail.
Declaração de IRS: Para consultares a tua declaração de rendimentos inicia a tua sessão na área de colaborador e no menu “O meu contrato”, separador “Declaração IRS”, seleciona o ano correspondente ao qual pretendes ver a tua declaração e clica “Filtrar”. Será mostrada uma lista com as declarações referentes a esse ano.
A nossa prioridade é o valor de cada pessoa e por isso, trabalhamos diariamente para garantir a sua segurança no local de trabalho. Para isso e porque as suas funções são desempenhadas nas instalações dos clientes SGL, é importante tomar conhecimento das regras e procedimentos de atuação em caso de Emergência, definidas pelos nossos clientes. Não obstante, informamos que os principais procedimentos de atuação em caso de Emergência são transversais a todos os locais.
Incêndio
Se descobrir um incêndio:
- Mantenha a calma. Não grite, nem corra. Dê o alarme através de telefone [1] ou pressione ou parta o espelho do botão de alarme [2] mais próximo. Contacte o seu Supervisor.
- Se tiver formação, combata o incêndio com um extintor [3], sem correr riscos.
- Se não puder sair do local de trabalho, feche as portas do compartimento onde se produziu o incêndio e refugie-se noutro local, fechando também as portas e tapando as fendas com roupas ou trapos humedecidos. Assinale a sua presença.
Evacuação
Ao ouvir o toque das sirenes:
- Mantenha a calma. Não grite. Siga as Instruções da Equipa de Evacuação.
- Prepare-se para eventualmente abandonar as instalações:
- Não corra. Arrume os objetos de modo a não obstruir a via de passagem.
- Siga a sinalização de evacuação [4] caso exista essa necessidade:
- Dirija-se para a saída de emergência mais próxima, calma e ordeiramente. Não bloqueie as saídas. Não fique parado junto a portas, escadas e corredores.
- Mantenha a calma e ajude a acalmar os outros ocupantes.
- Não corra.
- Não volte atrás.
- Nunca utilize os elevadores. Utilize sempre as escadas.
- Na presença de fumos baixe-se, desloque-se junto ao chão e proteja as vias respiratórias com um pano humedecido.
- Dirija-se para o Ponto de Encontro [5]:
- Reúna-se no Ponto de Encontro e participe no reconhecimento e contagem. Se notar a falta de alguém, informe o Responsável de Emergência.
- Permaneça no Ponto de Encontro até ordem contrária.
Sismo
Durante um sismo:
- Mantenha a calma. Não abandone as instalações.
- Abrigue-se:
- Abrigue-se debaixo de uma mesa ou secretária.
- Proteja-se:
- Proteja a cabeça e a cara com algo resistente, tendo cuidado com a queda de móveis e objetos.
Afaste-se das superfícies envidraçadas.
Afaste-se de fios ou equipamentos eléctricos e objetos metálicos em ligação física com eles.
- Proteja a cabeça e a cara com algo resistente, tendo cuidado com a queda de móveis e objetos.
- Agarre-se:
- Agarre-se à mesa ou secretária e use a outra mão para proteger a sua cabeça, face e pescoço até o sismo terminar.
Depois do sismo:
- Não se precipite para a saída. Tenha em atenção que poderão ainda ocorrer réplicas. Não corra.
- Mantenha a cabeça e a face protegida com um casaco ou um objeto resistente.
- Aguarde instruções dos meios de socorro externos.
- Verifique se há feridos e solicite ajuda ou preste os primeiros socorros, se tiver formação para tal.
Os procedimentos anteriormente referidos são gerais. Caso existam procedimentos específicos definidos pelo cliente da SGL, são esses que devem ser seguidos.
Sempre que se verificarem alterações dos Períodos Normais de Trabalho (PNT) de tempo parcial ou tempo completo no estabelecimento, a entidade empregadora informará da forma mais expedita o trabalhador.
O procedimento relativo ao pedido de alteração de PNT pode ser consultado nos “Documentos Úteis” na área do colaborador.
Os nossos contactos
Lisboa (Parque das Nações)
Edifício Central Office
Av. D. João II, n.º 45 – 5º (Receção), 1990-084 Lisboa
T: (+351) 210 342 510 | F: (+351) 210 342 209
E: [email protected]
Horário: Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00
Porto
Rua S. Roque da Lameira, 1748 – R/c, 4350-305 Porto
T: (+351) 220 322 700 | F: (+351) 220 322 709
E: [email protected]
Horário: Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00