Manual de Acolhimento

Bem-vindo à equipa. O teu contributo será fundamental para o sucesso de todos nós.

Bem-vindo à SGL

É com prazer que te damos as boas-vindas à SGL.

A SGL – Corporate Facility Services, S.A. é uma empresa do Grupo Multipessoal especializada na prestação de serviços de Limpeza e Higiene, com uma oferta multiserviços, a operar desde 1993, com dimensão ao nível das principais empresas do setor. Tem consolidado a sua posição no mercado através da sua competência técnica e do profissionalismo das suas equipas, respeitando uma conduta baseada na ética profissional e no rigoroso cumprimento das suas obrigações contratuais.

A sua relação com o cliente tem como suporte a correta identificação das suas necessidades, bem como a adequação dos serviços às suas diferentes especificidades. A implementação do serviço é baseada numa relação de cooperação com o cliente, com acompanhamento permanente e contínuo, através de uma metodologia de gestão baseada na qualidade, na proteção dos trabalhadores e no respeito pelo ambiente, de acordo com as normas NP EN ISO 9001, NP ISO 45001 e NP EN ISO 14001, resultando numa melhoria contínua dos processos de trabalho.

Face às constantes mutações decorrentes da globalização, a SGL assume-se como uma organização que articula as vertentes económica, social e ambiental, associada sempre à qualidade, garantindo assim a sua sustentabilidade e da envolvente.

Política de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho

As empresas do grupo Multipessoal atuam no mercado de Recursos Humanos e Facility Services. Por opção as empresas Multipessoal Recursos Humanos, SGPS, S.A, Multipessoal Serviços, S.A., Multipessoal Empresa de Trabalho temporário, S.A., Multipessoal Upgradem, S.A. e Multipessoal Search, S.A. têm implementados Sistemas de Gestão de Qualidade de acordo com a Norma ISO 9001. A SGL Corporate Facility Services, S.A. tem implementado um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde de acordo com as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Independentemente dos sistemas implementados nas empresas, o Conselho de Administração definiu que a Política das empresas do grupo Multipessoal deverá assentar nos seguintes pilares.

Princípios Éticos, Missão, Visão e Valores que assumimos que serão a sustentação do nosso sucesso.

É assumido pelo Conselho de Administração, como órgão de topo da estrutura organizacional das empresas do grupo Multipessoal, o compromisso de consultar e providenciar um processo de participação dos colaboradores assegurando a sua comunicação pelos diferentes níveis das empresas do grupo Multipessoal e partes interessadas relevantes.

As empresas do grupo Multipessoal disponibilizam os recursos necessários para que os objetivos sejam cumpridos, garantindo a monitorização do desempenho dos Sistemas de Gestão, através dos objetivos, dos indicadores de gestão definidos para os processos e da gestão do risco inerente à atividade.

Princípios Éticos

  • Orientar a nossa atividade para a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes, garantindo a prestação de um serviço de excelência, numa orientação permanente à Satisfação do Cliente, à proteção do Ambiente e à prevenção de lesões, ferimentos e danos para a saúde dos nossos colaboradores e outras partes interessadas afetadas pela atividade das empresas do grupo Multipessoal. Para o efeito, fundamenta constantemente a sua prática na qualidade dos serviços prestados, na prevenção da poluição e na gestão do risco inerente à atividade.

  • Fomentar e incentivar uma conduta baseada na ética profissional e na integridade do cumprimento de todos os requisitos dos clientes e demais partes interessadas, legais e outros, nomeadamente, no que se refere aos requisitos normativos, assegurando a satisfação dos Clientes e a rendibilidade dos Acionistas.

  • Melhorar continuamente a eficácia e o desempenho dos nossos Sistemas de Gestão, bem como os nossos Processos de Trabalho.

  • Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de acidentes de trabalho e afeções para a saúde relacionadas com o trabalho e eliminar perigos e reduzir os riscos para a SST.

  • Potenciar a satisfação dos colaboradores através de políticas motivadoras adequadas à qualidade do trabalho desenvolvido.

  • Promover e fomentar o treino e desenvolvimento técnico e pessoal dos nossos colaboradores e de todos os que trabalham em nosso nome, visando a melhoria permanente das suas competências.

A nossa missão define a forma como trabalhamos

Acreditamos que todos os trabalhos são importantes e, por isso, na procura de trabalho somos mais que oportunidade: somos suporte.

A nossa visão define o nosso objetivo

Ser a primeira escolha no mundo do trabalho.

Os nossos Valores definem os nossos comportamentos

Primeiro as Pessoas

A nossa prioridade é o valor de cada pessoa. Conhecemos a importância de todos e preocupamo-nos com o bem-estar de cada um. Sabemos que somos relevantes mas não somos iguais, por isso, procuramos sempre a solução que torna cada relação única.

Somos Suporte

Estamos prontos quando somos precisos. Sabemos a importância da dedicação e do compromisso, reconhecemos o mérito, e temos conhecimento fundamentado na experiência. Estamos interligados e dependemos uns dos outros, só assim garantimos o sucesso de todos.

Focados na Inovação

Trabalhamos para responder às necessidades do futuro. Incentivados pela vontade de crescer somos curiosos em tudo o que fazemos. Pensamos no amanhã. Aquele de que faremos parte, e no qual todas as gerações podem prosperar.

Os direitos do trabalhador

  • Ser respeitado e tratado com civismo e integridade;

  • Possuir um contrato de trabalho respeitando todos as condições previstas na Lei;

  • Receber a retribuição na data acordada;

  • Ter acesso ao seu recibo de vencimento mensalmente;

  • Efetuar os descontos legalmente previstos (SS e IRS);

  • Estar coberto por um seguro de acidentes de trabalho;

  • Ser informado sobre os procedimentos de trabalho em vigor na SGL;

  • Condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho;

  • Receber a Declaração de Desemprego e Certificado de Trabalho aquando do termo do contrato de trabalho.

Os deveres do Trabalhador

  • Comparecer na data e local indicado para a realização do exame médico;

  • Comunicar as alterações que possam ocorrer relativamente à morada, situação fiscal e identificação da conta bancária;

  • Comparecer ao serviço com assiduidade e pontualidade;

  • Utilizar o cartão de identificação sempre que lhe seja fornecido pelo Supervisor.

  • Garantir o correto preenchimento do “registo de horas” e sua entrega nos prazos acordados;

  • Comunicar, no prazo máximo de 5 dias, à SGL qualquer ausência/falta e enviar a respetiva justificação;

  • Realizar o trabalho com zelo e diligência, cumprindo de forma cooperante as ordens e instruções respeitantes à execução do trabalho;

  • Cumprir as prescrições legais de segurança e saúde no trabalho, bem como as instruções que para esse fim que lhe forem transmitidas;

  • Garantir a correta utilização e preservação dos equipamentos e materiais fornecidos pela SGL;

  • Garantir a confidencialidade de toda a informação a que tenha acesso no desempenho das suas funções;

  • Comunicar à SGL, por escrito, a rescisão do contrato de trabalho;

  • Respeitar e tratar os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, bem como pessoas que se relacione no âmbito das suas funções com urbanidade e probidade;

  • Participar de modo diligente em ações de formação que lhe sejam proporcionadas pela SGL.

Informações úteis

Todos os trabalhadores da SGL estão abrangidos por um seguro de acidentes de trabalho.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. - Apólice Nº AT63874846.

Acidente de Trabalho é um incidente que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão, afeção da saúde de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou morte.

São ainda considerados acidentes de trabalho os que ocorram:

  • Fora do local ou do tempo de trabalho desde que esteja a executar serviços determinados pela Entidade Empregadora;
  • Na ida para o local de trabalho ou no trajeto para casa.

Em caso de acidente de trabalho deverá:

 

Contactar 808 232 323

Ao ligar para este número, será atendido por especialistas da saúde da Fidelidade que o irão encaminhar para a Unidade de Saúde mais próxima e que disponha da especialidade adequada ao acidente ocorrido.

 

Ou dirigir-se a uma Clínica Fidelidade

Fidelidade Porto

Rua Direita das Campinas, Nº354

(Zona de Campinas – Ramalde)

4100-205 Porto

Fidelidade Lisboa

Hospital da Luz, Torres de Lisboa

Rua Tomás da Fonseca, Ed. E, 1º piso

1600-209 Lisboa

 

Caso seja necessária assistência urgente, deve dirigir-se ou ser transportado diretamente ao hospital público mais próximo.

A empresa dispõe de um Serviço de Saúde Ocupacional com pessoal qualificado com o objectivo de salvaguardar a saúde dos trabalhadores.

 

A realização de exames de medicina de trabalho é obrigatória por lei, pelo que a SGL garante os exames médicos necessários para o desempenho das funções aos seus Colaboradores:

 

  • Exame médico de admissão, para verificar se o Colaborador está apto a exercer as funções, sem colocar em risco a sua saúde.
  • Exame médico periódico, para a re-avaliação periódica da aptidão para o trabalho, realizada de dois em dois anos ou anualmente, para os Colaboradores com idade superior a e 50 anos ou que desempenhem funções em horário maioritariamente noturno.
  • Exame médico ocasional, sempre que haja alterações substanciais nos componentes materiais de trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.

 

A realização dos exames médicos é obrigatória por lei, tendo o trabalhador a responsabilidade de comparecer na data e local indicado para o efeito. O não cumprimento desta obrigação será considerado falta culposa de observância de regras de segurança e saúde no trabalho, por parte do trabalhador. A falta de comparência injustificada a exame médico conferirá à SGL o direito de exigir ao trabalhador os acréscimos de custos que tenha de suportar na sequência de faltas injustificadas aos exames médicos.

Todos os Colaboradores têm direito a Equipamentos de Proteção Individual, que lhes são fornecidos no início de funções, de acordo com a avaliação de riscos do posto de trabalho. Caso necessite da substituição de EPI’s, o Colaborador deve comunica-lo de imediato ao Supervisor.

É obrigação do Colaborador:

  • Utilizar a farda SGL que lhe foi fornecida, durante o horário de trabalho, mantendo-a limpa.
  • Utilizar correctamente os EPI’s que lhe foram fornecidos durante a execução do serviço de limpeza, cumprimento as regras de utilização e manutenção dos mesmos.
  • Utilizar calçado fechado e rígido, que proteja de choques ou pancadas com objetos.
  • Conservar e manter em bom estado o equipamento que lhe for distribuído;

A SGL cuida também do ambiente e por isso, no desempenho das suas funções, é fundamental que o Colaborador cumpra as regras de poupança de recursos e separação dos resíduos.

 

Separação de Resíduos 

O Colaborador deve efetuar a separação dos resíduos utilizados no serviço de limpeza de acordo com as regras: 

 

Papel e Cartão 

  • Caixas de cartão onde vêm os produtos de limpeza 
  • Caixas de cartão onde vêm os discos das máquinas 

Embalagens 

  • Embalagens de plástico dos produtos de limpeza vazias 
  • Embalagens de plástico que envolvem os sacos do lixo, as esfregonas, etc. 
  • Filme de plástico 
  • Embalagens de metal dos produtos de limpeza vazias 

Indiferenciados 

  • Material de limpeza não contaminado: 
    • Panos de limpeza velhos 
    • Esfregonas, mopasfranjas, peluches velhos 
    • Discos das máquinas velhos 
    • Esfregões velhos 
    • Balde e escorredor velhos 
    • Restante material velho 

Materias Perigosas 

  • Material de limpeza contaminado: 
    • Panos de limpeza velhos contaminados com óleos, tintas, vernizes 
    • Esfregonas velhas contaminados com óleos, tintas, vernizes 
    • Restante material velho contaminado com óleos, tintas, vernizes 

 

Um contrato de trabalho acarreta a obrigação de pontualidade e assiduidade, sendo estes importantes fatores de avaliação do desempenho individual do trabalhador. 

São consideradas faltas injustificadas todas aquelas que não se encontram previstas na lei, ou aquelas que, embora estejam previstas, não são comunicadas à SGL com a devida antecedência, ou sobre as quais não tenha sido feita a prova da sua justificação. 

 

Para além das faltas determinarem perda de remuneração, quando repetidas, constituem infração grave, podendo constituir justa causa de despedimento. 

 

O trabalhador é responsável pelo aviso antecipado das faltas previstas e pela entrega do comprovativo escrito da sua falta ao Supervisor. 

Após o período experimental, a intenção de rescindir o contrato de trabalho deve ser comunicada à SGL. O não cumprimento dos pré avisos legais reserva à SGL o direito de debitar aos créditos laborais do trabalhador o valor respeitante ao aviso prévio em falta (artigo 401º do Código de Trabalho). 

O pagamento da retribuição mensal será efetuado através de transferência bancária 

É da responsabilidade do trabalhador  entregar à SGL um comprovativo do Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) para a realização da transferência bancária. 

 

As faltas registadas na folha de ponto serão descontadas apenas no mês seguinte. 

Os pagamentos de extras são contabilizados até ao dia 15 de cada mês, sendo o restante processado no recibo mês seguinte. 

Somos Suporte. A nossa prioridade é o valor de cada pessoa e preocupamo-nos com o bem estar de cada um. Desta forma, sempre que sentir que podemos melhorar a nossa relação deve dirigir-se ao seu Supervisor (pessoal ou telefonicamente), ou comunicar a sua insatisfação neste link ou para o seguinte email: [email protected] 

 

O nosso Departamento de Qualidade assumirá a responsabilidade do tratamento e resolução da sua reclamação, com o objetivo de garantir a sua satisfação. 

Os recibos de vencimento são disponibilizados no momento da transferência e disponibilizado online, bastando para tal aceder a link do portal do colaorador da SGL.

A nossa prioridade é o valor de cada pessoa e por isso, trabalhamos diariamente para garantir a sua segurança no local de trabalho. Para isso e porque as suas funções são desempenhadas nas instalações dos clientes SGL, é importante tomar conhecimento das regras e procedimentos de atuação em caso de Emergência, definidas pelos nossos clientes. Não obstante, informamos que os principais procedimentos de atuação em caso de Emergência são transversais a todos os locais.

Incêndio
Se descobrir um incêndio:

  • Mantenha a calma. Não grite, nem corra. Dê o alarme através de telefone [1] ou pressione ou parta o espelho do botão de alarme [2] mais próximo. Contacte o seu Supervisor.
  • Se tiver formação, combata o incêndio com um extintor [3], sem correr riscos.
  • Se não puder sair do local de trabalho, feche as portas do compartimento onde se produziu o incêndio e refugie-se noutro local, fechando também as portas e tapando as fendas com roupas ou trapos humedecidos. Assinale a sua presença.

Evacuação
Ao ouvir o toque das sirenes:

  • Mantenha a calma. Não grite. Siga as Instruções da Equipa de Evacuação.
  • Prepare-se para eventualmente abandonar as instalações:
    • Não corra. Arrume os objetos de modo a não obstruir a via de passagem.
  • Siga a sinalização de evacuação [4] caso exista essa necessidade:
    • Dirija-se para a saída de emergência mais próxima, calma e ordeiramente. Não bloqueie as saídas. Não fique parado junto a portas, escadas e corredores.
    • Mantenha a calma e ajude a acalmar os outros ocupantes.
    • Não corra.
    • Não volte atrás.
    • Nunca utilize os elevadores. Utilize sempre as escadas.
    • Na presença de fumos baixe-se, desloque-se junto ao chão e proteja as vias respiratórias com um pano humedecido.
  • Dirija-se para o Ponto de Encontro [5]:
    • Reúna-se no Ponto de Encontro e participe no reconhecimento e contagem. Se notar a falta de alguém, informe o Responsável de Emergência.
    • Permaneça no Ponto de Encontro até ordem contrária.

Sismo
Durante um sismo:

  • Mantenha a calma. Não abandone as instalações.
  • Abrigue-se:
    • Abrigue-se debaixo de uma mesa ou secretária.
  • Proteja-se:
    • Proteja a cabeça e a cara com algo resistente, tendo cuidado com a queda de móveis e objetos.
      Afaste-se das superfícies envidraçadas.
      Afaste-se de fios ou equipamentos eléctricos e objetos metálicos em ligação física com eles.
  • Agarre-se:
    • Agarre-se à mesa ou secretária e use a outra mão para proteger a sua cabeça, face e pescoço até o sismo terminar.

Depois do sismo:

  • Não se precipite para a saída. Tenha em atenção que poderão ainda ocorrer réplicas. Não corra.
  • Mantenha a cabeça e a face protegida com um casaco ou um objeto resistente.
  • Aguarde instruções dos meios de socorro externos.
  • Verifique se há feridos e solicite ajuda ou preste os primeiros socorros, se tiver formação para tal.

Os procedimentos anteriormente referidos são gerais. Caso existam procedimentos específicos definidos pelo cliente da SGL, são esses que devem ser seguidos.

Os nossos contactos

Lisboa (Parque das Nações)

Edifício Central Office
Av. D. João II, n.º 45 – 5º (Receção), 1990-084 Lisboa
T: (+351) 210 342 510 | F: (+351) 210 342 209
E: [email protected]
Horário: Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00

 

Lisboa (5 de Outubro)

Avenida 5 de Outubro, n.º 125, Loja 1, 1050-052 Lisboa
Horário: Segundas e Quintas das 9h00 às 13h00

Porto 

Rua S. Roque da Lameira, 1748 – R/c, 4350-305 Porto
T: (+351) 220 322 700 | F: (+351) 220 322 709
E: [email protected]
Horário: Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00

Termos e Condições

CONDIÇÕES GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO WEBSITE

  1. A navegação e utilização do presente sítio da internet www.sgl.com.pt (de ora em diante designado por site), atribuem ao visitante a condição de utilizador do mesmo e implicam a aceitação como “Utilizador”, e sem qualquer reserva, das presentes condições gerais de utilização, conjuntamente com as condições particulares que, em cada caso, possam estabelecer-se, pelo que o Utilizador deverá proceder à leitura das mesmas previamente a navegar ou utilizar o site.
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  3. Os materiais deste site são fornecidos pelas empresas do grupo Multipessoal, nomeadamente SGL – Corporate Facility Services, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 011 487 de ora em diante designada por SGL; Multipessoal – Empresa de Trabalho Temporário, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 739 669; Multipessoal Serviços, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 448 305; Multipessoal Upgradem, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 673 910; Multipessoal Msearch, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 508 841 593; Multipessoal Medical, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 236 359 e Multipessoal Recursos Humanos – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 087 122.
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  14. Os Utilizadores poderão também registar-se no site e enviar o seu CV e informações à SGL espontaneamente, sem necessidade de referência a uma oportunidade de emprego específica. Para o efeito, o Utilizador poderá registar-se no site através do formulário de registo e enviar o seu CV e demais informações solicitadas no formulário de registo à SGL. O candidato poderá ser contactado telefonicamente no sentido de uma entrevista preliminar para ajustar as ofertas da SGL às suas necessidades, garantindo assim oportunidades de emprego mais adequadas. No entanto, o envio à SGL por parte do Utilizador do seu CV e demais informação não garante que o Utilizador seja contactado.
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  16. Caso a SGL ou potencial entidade empregadora considerem que o perfil do candidato corresponde às necessidades e exigências de uma potencial entidade empregadora, se o candidato estiver disponível e caso a potencial entidade empregadora assim o pretender, o candidato será contactado e poderá ser proposta uma entrevista em termos a acordar com o Utilizador e com a potencial entidade empregadora.
  17. A realização de entrevista não significa que venha a ser efetuada qualquer oferta de emprego ao Utilizador por parte da potencial entidade empregadora.
  18. Pode ainda ser necessário que sejam efetuados testes de aptidão e/ou psicotécnicos online (através de computador) ou presencialmente (em suporte papel), no âmbito dos processos de recrutamento, o que implica que seja feita uma avaliação de aspetos pessoais que dizem respeito aos candidatos e tomadas decisões com base nos resultados dos referidos testes, que podem implicar a continuação ou a exclusão do candidato no processo de recrutamento. Caso seja tomada uma decisão exclusivamente com base num tratamento automatizado que tenha consequências no tratamento da sua candidatura, será solicitado o consentimento prévio e explicito ao candidato, tendo o candidato o direito de obter intervenção humana na decisão, de expressar o seu ponto de vista e de impugnar a decisão adotada pela SGL. Mais informações poderão ser consultadas na Política de Privacidade disponível aqui.
  19. As possíveis negociações entre Utilizadores e potenciais entidades empregadoras são da exclusiva responsabilidade das partes negociantes, não tendo a SGL qualquer intervenção nem qualquer responsabilidade na definição das mesmas.
  20. A SGL não garante a existência de oportunidades ou ofertas de emprego, nem de quaisquer condições e/ou duração de qualquer posição de emprego obtida através do site, o que será definido diretamente entre os Utilizadores e as potenciais entidades empregadoras.
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  • atuações de terceiros que violem direitos de propriedade intelectual e industrial, segredos empresariais, direito à honra, à intimidade pessoal e à própria imagem, assim como a legislação em matéria de concorrência desleal e publicidade ilícita;
  • intromissões ilegítimas de terceiros que possam afetar a privacidade e segurança da utilização do site não garantindo, de modo algum, que terceiros não autorizados possam ter conhecimento das circunstâncias de uso que os Utilizadores fazem do site dos serviços, na máxima extensão do permitido por Lei.
  • acessibilidade, funcionamento ou disponibilidade de conteúdos, informação e serviços oferecidos por terceiros nos portais ligados a este site, assim como da sua qualidade, licitude, fiabilidade e utilidade. O Utilizador reconhece que o site pode estar hiperligado a outros sites e que a SGL não está direta ou indiretamente, a sugerir qualquer aprovação, associação, patrocínio, ligação ou relação com o site hiperligado, a não ser que esteja especificamente aí estabelecido. Ao entrar neste site o Utilizador reconhece e concorda que a SGL não reviu todos os sites hiperligados a este site, não sendo responsável pelo conteúdo de qualquer das páginas off-site ou qualquer site hiperligado a este site. A ligação do Utilizador a quaisquer outras páginas off-site ou outros sites corre por sua própria conta e risco.
  1. Em momento algum deverá a SGL ser responsável por quaisquer erros ou omissões de qualquer tipo resultantes da informação por si disponibilizada no site, danos de qualquer tipo, provenientes de qualquer causa, incluindo mas não se limitado a danos emergentes ou lucros cessantes, ou qualquer outro tipo de danos, tangíveis ou intangíveis, de alguma forma relacionados com o uso ou performance da informação disponibilizada ou acedida através do site, exceto em caso de atuação dolosa ou com negligência grosseira por parte da SGL.

OUTRAS DISPOSIÇÕES

  1. As presentes condições gerais regem-se e são interpretadas de acordo com a Lei Portuguesa e as partes concordam submeter-se à jurisdição exclusiva dos tribunais Portugueses para a resolução de quaisquer litígios relacionados com as presentes condições gerais.
  2. Se qualquer parte ou disposição das presentes condições gerais vier a ser considerada nula ou invalida, as restantes disposições manter-se-ão em vigor, não sendo afetada a sua validade. Tal disposição considerada nula ou inválida deverá, todavia, ser executada no máximo permitido por lei.
  3. Quaisquer comunicações tendo como destinatária a SGL deverão ser realizadas para os seguintes contactos:
  • Morada: Edifício Central Office, Av. D. João II, nº45, 8º piso, 1990-084 Lisboa
  • E-mail: [email protected]
  1. O Utilizador deverá manter uma cópia das presentes condições contratuais num ficheiro autónomo, no seu dispositivo ou em formato de papel.

Política de Privacidade

O Grupo MULTIPESSOAL, é constituído pelas seguintes empresas: SGL – Corporate Facility Services, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 011 487 de ora em diante designada por SGL; Multipessoal – Empresa de Trabalho Temporário, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 739 669; Multipessoal Serviços, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 448 305; Multipessoal Upgradem, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 673 910; Multipessoal Msearch, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 508 841 593; Multipessoal Medical, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 236 359 e Multipessoal Recursos Humanos – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 087 122.

Nesta medida, os dados pessoais por si fornecidos, presencialmente, via website ou via Portal do Candidato, no âmbito da sua candidatura, poderão ser tratados por qualquer uma das referidas empresas na qualidade de Responsável pelo Tratamento.

A presente Política de Privacidade explica o modo como a SGL trata os Dados Pessoais que os candidatos lhe fornecem (de ora em diante designados por candidatos) ou que são de outro modo recolhidos, junto dos candidatos.

A presente Política de Privacidade aplica-se ao tratamento de dados pessoais recolhidos presencialmente, junto do candidato, bem como através de website e do Portal do Candidato. Antes de fornecer os seus dados pessoais à SGL deverá ler com atenção a presente Política de Privacidade e confirmar a respetiva leitura no campo específico para o efeito. Caso não concorde com a presente Política de Privacidade, não forneça aos seus dados, sendo que nesse caso, a sua inscrição não será possível.

 

  1. O Responsável pelo Tratamento

A SGL – Corporate Facility Services, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 011 487; Multipessoal – Empresa de Trabalho Temporário, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 739 669; Multipessoal Serviços, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 448 305; Multipessoal Upgradem, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 673 910; Multipessoal Msearch, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 508 841 593; Multipessoal Medical, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 509 236 359 e e Multipessoal Recursos Humanos – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva (NIPC) 503 087 122 são as entidades Responsáveis pelo Tratamento dos Dados Pessoais que os candidatos fornecem à SGL, através da sua inscrição.

Os contactos dos Responsáveis pelo Tratamento dos Dados são os seguintes:

Morada: Edifício Central Office, Av. D. João II, nº45, 8º piso, 1990-084 Lisboa – E-mail: [email protected]

 

  1. O Tratamento de Dados Pessoais

A SGL disponibiliza aos candidatos um conjunto de informações e presta serviços de gestão de candidaturas e recrutamento e seleção, a solicitação do candidato. Para prestação dos referidos serviços, o SGL necessita de proceder à recolha e ao tratamento de um conjunto de dados de natureza pessoal, os quais são essenciais à prestação de tais serviços, sendo inseridos numa base de dados informatizada da SGL.

A disponibilização de Dados Pessoais é opcional. Contudo, se os candidatos quiserem beneficiar dos serviços disponibilizados e/ou receber informações sobre os serviços e/ou ser contactados pelo SGL terão de fornecer os seus Dados Pessoais, preenchendo todos os campos disponibilizados no Portal de Candidato, presencialmente ou via website. A SGL só tratará os seus dados para efeitos de envio comunicação de informações comerciais e de marketing se tal for expressamente autorizado pelo Candidato.

 

2.1. Os Dados Pessoais tratados

Na qualidade de Responsável pelo Tratamento dos seus Dados Pessoais, a SGL procede à recolha nomeadamente dos seguintes dados pessoais do candidato: CV, nome completo, data de nascimento, género, número de identificação civil ou passaporte, morada, localidade, contactos telefónicos, endereço de e-mail, habilitações literárias, sem prejuízo de outros dados que lhe possam ser solicitados, posteriormente, para os efeitos descritos na presente Política de Privacidade.

Os serviços disponibilizados pela SGL destinam-se a maiores de 18 anos, pelo que a SGL não recolhe, nem trata, voluntariamente quaisquer dados pessoais de menores. Ao proceder à sua inscrição e ao fornecer os seus dados o candidato declara ser maior de 18 anos. No caso de candidaturas espontâneas que sejam remetidas à SGL por qualquer pessoa menor de idade, serão excluídas automaticamente, ficando desde já o candidato informado desta condição, não existindo qualquer comunicação adicional.

 

2.2. Finalidades do tratamento

Sempre que a SGL trata dados pessoais dos candidatos, fá-lo com base numa justificação ou num fundamento jurídico para esse tratamento. Os dados pessoais acima referidos, fornecidos pelos candidatos ao SGL, são tratados para as seguintes finalidades:

2.2.1 – Prestação de serviços de recrutamento e gestão de contactos com os candidatos, nesse âmbito: Os seus dados pessoais são analisados pela SGL tendo em vista o potencial recrutamento e seleção do candidato no âmbito de ofertas e oportunidades de emprego de clientes da SGL que se adequem às habilitações e experiência do candidato. Os dados pessoais são tratados para efeitos de gestão dos processos de seleção e recrutamento, bem como para contactarmos consigo no âmbito desses processos, nomeadamente, para o informarmos acerca de oportunidades de emprego que a SGL considere que encaixam no seu perfil.

Os dados pessoais são tratados no âmbito de processos de candidatura espontânea ou no âmbito de processos de seleção e recrutamento a que o candidato se candidate especificamente e sempre que existam atualizações de ofertas e oportunidades de emprego que a SGL considere que encaixam no perfil do candidato ou que possam ser do seu interesse.

O tratamento é necessário para a execução de um contrato no qual candidato é parte ou para diligências pré-contratuais, a pedido do candidato, para cumprimento de obrigações legais a que a SGL está sujeito e para efeitos da prossecução dos seus interesses legítimos. A SGL considera ter um interesse legítimo na manutenção de tais dados para efeitos da prossecução da sua atividade de recrutamento, salvo se prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do titular.

2.2.2 – Realização de testes de aptidão e/ou psicotécnicos online (através de computador) ou presencialmente (em suporte papel) no âmbito dos processos de recrutamento, o que implica que seja feita uma avaliação de aspetos pessoais que dizem respeito aos candidatos e tomadas decisões com base nos resultados dos referidos testes, que podem implicar a continuação ou a exclusão do candidato no processo de recrutamento. O tratamento é necessário para a execução de um contrato no qual candidato é parte ou para diligências pré-contratuais, a pedido do candidato.

Caso seja tomada uma decisão exclusivamente com base num tratamento automatizado que tenha consequências no tratamento da sua candidatura, o candidato tem o direito de obter uma intervenção humana na decisão, de expressar o seu ponto de vista e de impugnar a decisão adotada pela SGL.

2.2.3 – Envio de informações e comunicações publicitárias: Caso o candidato preste o seu consentimento expresso no campo destinado ao efeito incluído na página de inscrição, a SGL poderá utilizar os seus dados pessoais para efeitos de envio de informação publicitária e promocional sobre ofertas de emprego, oportunidades de carreira profissional, notícias, iniciativas, eventos, promoções e newsletters da SGL. Note que poderá a qualquer momento retirar o seu consentimento para receção destas comunicações publicitárias, utilizando a hiperligação “Cancelar subscrição” disponível em todas as comunicações que lhe são enviadas, ou mediante o envio de um e-mail para o Encarregado de Proteção de Dados para o endereço [email protected] ou através do acesso à sua área de candidato no Portal de Candidato. Caso candidato recuse dar o seu consentimento ou retire o seu consentimento, a SGL ficará impedido de o informar de iniciativas, ofertas, notícias que lhe possam interessar e/ou de lhe enviar outras informações de natureza comercial. Em caso algum os Dados Pessoais dos candidatos serão utilizados pela SGL para efeitos de envio de comunicações publicitárias, sem o seu consentimento expresso.

 

2.3. Subcontratantes e comunicação de dados a terceiras entidades

Os Dados Pessoais dos candidatos serão tratados por trabalhadores e colaboradores da SGL que estejam devidamente autorizados a proceder ao respetivo tratamento no desempenho das suas funções, os quais estão funcional e contratualmente obrigados a tratar os Dados Pessoais dos candidatos, nos termos da lei e da presente Política de Privacidade.

Os Dados Pessoais dos candidatos poderão também ser tratados por entidades subcontratantes do SGL, que tratarão os mesmos segundo instruções e por conta da SGL, por exemplo, para efeitos de manutenção e gestão técnica do sistema informático e de gestão de sistemas de informação, gestão de campanha, ou outras. A SGL exige dos subcontratantes o cumprimento de um conjunto de obrigações, entre as quais se inserem, as de proteger adequadamente os Dados Pessoais dos candidatos assegurando a respetiva confidencialidade e a proibição de utilização desses dados para qualquer outra finalidade que não as aqui mencionadas.

Dependendo das finalidades de tratamento em concreto, dos fundamentos de legitimidade, os Dados Pessoais dos candidatos poderão ser comunicados a clientes da SGL (potenciais entidades empregadoras) no âmbito de processos de recrutamento para oportunidades de emprego. Para além das entidades acima indicadas, os seus dados pessoais poderão ser comunicados, quando exigido por disposições legais aplicáveis, a autoridades judiciais ou policiais ou quaisquer autoridades que possam legitimamente recebê-los nos termos legais.

 

2.4. Condições do tratamento

A SGL, enquanto Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais disponibilizados pelos candidatos da SGL, observa todas as disposições legais aplicáveis no que respeita ao tratamento dos dados por si recolhidos. A SGL garante a qualidade, a exatidão, a integridade e o sigilo dos dados que lhe sejam confiados bem como a legitimidade para o seu tratamento nos termos legais, nomeadamente a licitude, a segurança e a confidencialidade do tratamento, a não utilização posterior dos dados pessoais para fins diversos dos enunciados no momento da recolha, salvo consentimento expresso posterior do seu candidato, e a conservação dos dados apenas pelo período necessário para prossecução das finalidades que determinaram a recolha/tratamento.

A SGL dispõe de medidas técnicas e organizativas adequadas a proteger os dados pessoais dos candidatos contra a destruição acidental ou ilícita, perda acidental, alteração, divulgação e/ou acesso não autorizados. A SGL utiliza sistemas e procedimentos apropriados a proteger e salvaguardar a integridade dos Dados Pessoais que lhe são fornecidos, nomeadamente, restrições de segurança organizativas, técnicas e físicas para aceder aos servidores controlo de acessos aos servidores, entre outros, sendo que apenas funcionários autorizados podem aceder aos dados pessoais durante o desempenho do seu trabalho e para as finalidades aqui indicadas.

 

Sem prejuízo, e na máxima extensão do permitido por Lei, a SGL não poderá ser responsabilizada por ataques ou quaisquer atos ilícitos de terceiros.

 

2.5. Conservação dos dados

Nos termos da lei, a SGL só tratará os Dados Pessoais dos candidatos durante o período necessário ao seu tratamento.

  • Para efeitos de recrutamento, os dados pessoais dos candidatos serão conservados pelo período adequado à prossecução da finalidade em causa.

Caso o candidato seja recrutado, os seus dados pessoais serão mantidos durante todo o período da relação contratual, salvo se superior período de conservação for exigido ou permitido por lei. Os critérios usados para determinar o período de conservação nestes casos incluem: (a) a existência de vínculo contratual; (b) cumprimento de obrigação contratual ou legal a que a SGL esteja vinculada; (c) exercício ou defesa de direitos da SGL, nomeadamente, em sede de processo judicial ou contraordenacional.

Caso o candidato não seja imediatamente recrutado, os dados serão mantidos pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, para que durante esse período possa continuar a ser contactado sobre outras ofertas de emprego similares às que se candidatou, sem prejuízo dos dados que devam ser mantidos por período superior em virtude de obrigação legal.  Decorrido o referido prazo sobre a respetiva recolha sem que exista qualquer comunicação com o candidato da qual resulte a intenção de permanecer na base de dados da SGL, para além do período de conservação previsto na presente Política de Privacidade, os dados pessoais dos candidatos deixarão de ser tratados, salvo na medida em que sejam necessários para efeitos de cumprimento de obrigação legal ou no âmbito de processo judicial. Especificamente no que respeita aos testes e resultados de aptidão/psicotécnicos para efeitos de recrutamento e seleção, à SGL, nos termos da legislação laboral, tem a obrigação legal de mantê-los pelo prazo de 5 (cinco) anos. Considera-se que o candidato pretende manter-se na base de dados da SGL para além do período de conservação previsto na presente Política de Privacidade, nomeadamente caso se encontre num processo de recrutamento ou responda a uma candidatura cujo processo se estenda pata além do prazo de conservação inicial ou  se proceder à atualização dos seus dados pessoais, tendo em vista a candidatura a um processo de recrutamento que se estenda para além do período de conservação previsto na presente Política de Privacidade.

Caso os dados sejam tratados pela Multipessoal MSearch e se o candidato não for imediatamente recrutado, tendo em conta a atividade desenvolvida pela Multipessoal MSearch, é expectável que os candidatos pretendam que os seus dados sejam mantidos por todo o período da sua carreira profissional ativa, pelo que os dados serão mantidos até que os candidatos recusem continuar a fazer parte da base de dados da SGL.

Cada candidato tem direito, em qualquer momento, de solicitar que a SGL cesse o tratamento dos seus dados pessoais, o que implicará que a SGL lhe deixe de poder prestar os seus serviços.

  • Para efeitos de envio de informações e comunicações publicitárias os dados pessoais dos candidatos serão conservados pelo período adequado à prossecução da finalidade em causa. Nesta medida, os dados serão conservados pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses a contar do consentimento e desde que, dentro deste período, não tenha retirado o seu consentimento. Cada candidato tem direito a revogar o seu consentimento, em qualquer momento.

O candidato obriga-se a manter a SGL informado de qualquer alteração e/ou atualização aos dados pessoais relacionados consigo que tenham sido prestados à SGL. Se os seus dados pessoais mudarem, deverá informar-nos da alteração, de acordo com o procedimento estabelecido no ponto 2.6. abaixo.

 

2.6. Direitos dos Candidatos (Titulares de Dados)

2.6.1 – Direito de acesso: o candidato tem o direito de obter a confirmação de que os dados pessoais que lhe dizem respeito são ou não objeto de tratamento e, sendo o caso, o direito de aceder aos seus dados pessoais, conhecer a fonte dos dados, os destinatários ou as categorias de destinatários a quem os Dados Pessoais foram ou serão divulgados, bem como conhecer o prazo previsto de conservação dos seus Dados Pessoais.

2.6.2 – Direito de retificação: o candidato tem o direito de solicitar, a qualquer momento, a retificação dos seus dados pessoais e, bem assim, o direito a que os seus dados pessoais incompletos sejam completados, incluindo por meio de uma declaração adicional.

2.6.3 – Direito ao apagamento: o Candidato tem o direito de obter o apagamento dos seus dados quando se aplique um dos seguintes motivos:

Os dados do Candidato deixarem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento;

Caso os dados do Candidato sejam tratados ilicitamente.

No caso de pedido de eliminação de dados por parte do candidato, os mesmos serão eliminados de acordo com a legislação em vigor no prazo máximo de 30 dias.

2.6.4 – Direito à limitação: o Candidato tem o direito de obter a limitação do tratamento dos seus dados se se aplicar uma das seguintes situações (a limitação consiste em inserir uma marca nos dados pessoais conservados com o objetivo de limitar o seu tratamento no futuro):

Se contestar a exatidão dos dados pessoais, durante um período que permita ao responsável verificar a sua exatidão;

Se o tratamento for ilícito e o Candidato se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização;

Se o responsável já não precisar dos dados do Candidato para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Candidato para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

 Caso o Candidato se tenha oposto ao tratamento, até se verificar que os motivos legítimos do responsável prevalecem sobre os do Candidato.

2.6.5 – Direito de portabilidade: O Candidato tem o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido ao responsável, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento, se:

  • O tratamento se basear no consentimento ou num contrato de que o Candidato é parte
  • O tratamento for necessário para a execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte, ou para diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados;
  • O tratamento for realizado por meios automatizados.

O direito de portabilidade não inclui dados inferidos nem dados derivados, i.e., dados pessoais que sejam gerados pelo responsável como consequência ou resultado da análise dos dados objeto de tratamento. O Candidato tem o direito a que os dados pessoais sejam transmitidos diretamente entre os responsáveis pelo tratamento, sempre que tal seja tecnicamente possível.

2.6.6 – Direito de oposição: O Candidato tem o direito de se opor a qualquer momento, por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito com base nos interesses legítimos da SGL, incluindo a definição de perfis com base nessas disposições. A SGL cessa o tratamento dos dados pessoais, a não ser que apresente razões imperiosas e legítimas para esse tratamento que prevaleçam sobre os interesses, direitos e liberdades do titular dos dados, ou para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.

2.6.7 – Direito de revogação do consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados do candidato se baseie no consentimento do candidato, este tem o direito de retirar o seu consentimento, a qualquer momento. A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

2.6.8 – Direito de apresentar reclamações junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ou outra autoridade de controlo em matéria de proteção de dados pessoais. Os dados de contato da CNPD são os seguintes: Av. D. Carlos I, 134 – 1.º 1200-651 Lisboa -Tel: +351 213928400 – Fax: +351 213976832 – e-mail: [email protected]

 

Os candidatos da SGL podem exercer a todo o momento os seus direitos de acordo com a legislação aplicável, contactando para o efeito a SGL, por escrito, para o seguinte endereço de email: [email protected]

 

  1. Encarregado da Proteção de Dados

A SGL dispõe de um Encarregado de Proteção de Dados que poderá ser contactado para esclarecer dúvidas, prestar informações, resolver qualquer questão ou satisfazer algum pedido de exercício de direito ou qualquer outro relativamente ao Tratamento dos Dados Pessoais realizado pela SGL.

O Encarregado de Proteção de Dados poderá ser contactado através dos seguintes contactos, que também poderão ser utilizados para esclarecer quaisquer dúvidas e questões relativas à presente Política de Privacidade:

E-mail: [email protected]

Morada: Edifício Central Office, Av. D. João II, nº45, 8º piso, 1990-084 Lisboa

Qualquer pedido dirigido ao Encarregado de Proteção de Dados deverá ser enviado para o e-mail [email protected]

A SGL dará resposta por escrito (incluindo por meios eletrónicos) ao pedido do Candidato no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da receção do pedido, salvo em casos de especial complexidade, em que esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, mediante envio de justificação prévia. Se o pedido apresentado pelo Candidato for manifestamente infundado ou excessivo, nomeadamente devido ao seu caráter repetitivo, a SGL reserva-se o direito de cobrar custos administrativos ou recusar-se a dar seguimento ao pedido.

 

  1. Alterações à Política de Privacidade

A SGL rege-se pela legislação em vigor e vincula-se ao cumprimento da presente Política de Privacidade. Sem prejuízo, a SGL reserva-se o direito de alterar a presente Política de Privacidade, sendo-lhe tal alteração disponibilizada para consulta no seu website, Portal de Candidato ou nos seus escritórios.

Caso não concorde com a presente Política de Privacidade, por favor não forneça os seus dados pessoais. Alertamos, no entanto, para o facto de a utilização dos serviços disponibilizados pela SGL estar condicionada ao fornecimento dos seus Dados Pessoais, sem os quais, não será possível que beneficie dos serviços disponibilizados pela SGL.

Informação mais detalhada sobre proteção de dados pessoais pode ser obtida através de consulta à legislação aplicável, nomeadamente ao Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 e a Lei n.º 58/2019 de 8 de Agosto de execução do RGPD em Portugal.

Desinfeção COVID-19

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